Publicidade

Exportações de grãos da Ucrânia caíram 9,8 milhões de toneladas

O Ministério da Agricultura ucraniano divulgou, segunda-feira,06, que as exportações de grãos da temporada que vai de Julho a Junho, da época 2023/2024, caíram para 9,8 milhões de toneladas.

Fotografia: DR

Até 7 de Novembro da campanha passada, a Ucrânia havia exportado 14,3 milhões de toneladas de grãos. O volume exportado nesta época inclui 4,9 milhões de toneladas de trigo, 4,1 milhões de toneladas de milho e quase 700 mil toneladas de cevada.

No ciclo anterior, a Ucrânia exportou 5,4 milhões de toneladas de trigo, 7,7 milhões de toneladas de milho e 1,2 milhão de toneladas de cevada.

O ministério disse que os comerciantes exportaram 550 mil toneladas de grãos até agora em Novembro, em comparação com 1,07 milhão de toneladas de 1 a 7 de Novembro de 2022.

O ministério não forneceu nenhuma explicação sobre a queda, mas comerciantes e sindicatos de agricultores disseram que os portos ucranianos do Mar Negro bloqueados e os ataques russos aos portos do país no rio Danúbio são os principais motivos para a redução das exportações.

Tradicionalmente, a Ucrânia envia a maior parte de suas exportações por meio de seus portos de águas profundas do Mar Negro. O Governo da Ucrânia espera uma colheita de 79 milhões de toneladas de grãos e sementes oleaginosas em 2023, com seu excedente exportável para 2023/2024 totalizando cerca de 50 milhões de toneladas.

Views: 11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *